A ICDL é a líder mundial na certificação de habilidades digitais, que ajuda as pessoas a desenvolver e certificar as suas habilidades na utilização de um computador. Formada por vários módulos, com a flexibilidade para os professores escolherem os tópicos que atendam às necessidades de seus estudantes, a ICDL é uma forma ideal para as escolas ajudarem a desenvolver as habilidades digitais de seus estudantes.

Escolas no mundo todo usam a ICDL. O programa oferece tanto flexibilidade como uma gama de níveis, juntamente com uma oferta atualizada, que é mantida em padrões rigorosamente elevados em todo o mundo. Os estudantes podem se beneficiar de uma certificação reconhecida internacionalmente que é mapeada para uma série de quadros e padrões de qualificação e que se integra com currículos em vários países.

Até hoje, mais de 16.000.000 de pessoas se envolveram com a ICDL e milhares de escolas, faculdades e universidades adotaram a ICDL para construir e certificar as habilidades digitais de seus estudantes.

O módulo ICDL Estudante Digital


Create and Collaborate

Documentos

Apresentação

Multimídia

Colaboração

Compute and Code

Planilhas

Bancos de dados

Computação

Robótica


Essential Skills

Fundamentos Informática e Online

Fundamentos Aplicativos


Smart Digital

Exemplos da ICDL na educação

EUA

A ICDL é oficialmente reconhecido como alinhada aos Padrões ISTE. A ISTE, uma organização global comprometida com a tecnologia educacional, criou os Padrões ISTE para fornecer uma estrutura que ajude os educadores a transformar a aprendizagem com a tecnologia. A ICDL recebeu um Selo de Alinhamento ISTE em maio de 2017.

Romênia

A ICDL é reconhecida como sendo equivalente a um teste de bacharelato em literacia digital na Romênia. O reconhecimento pelo Ministério da Educação significa que os estudantes têm a escolha entre passar no exame estatal tradicional ou fazer os testes de certificação ECDL para obterem uma qualificação reconhecida internacionalmente.

Itália

Várias universidades na Itália dão créditos acadêmicos por completar a certificação ECDL e algumas requerem a ECDL como pré-requisito para certas áreas de habilitação principal. A Universidade Bocconi de Milão exige que os candidatos à maioria dos seus programas de graduação obtenham a certificação ECDL.

REINO UNIDO

Certificar as suas habilidades digitais pode ajudá-lo a entrar na universidade no Reino Unido. A certificação ECDL Avançado vale pontos 24 UCAS, que podem contar como requisito de ingresso para muitos cursos universitários em todo o país.

QUADROS DE QUALIFICAÇÕES

A ICDL é mapeada para quadros de qualificações nacionais em vários países da Europa e além. Os quadros de qualificações facilitam a comparação de qualificações e certificações de diferentes países entre si. Por toda a Europa, milhares de escolas adotaram a ICDL para certificar as habilidades digitais dos seus estudantes e funcionários. Usando a flexibilidade da estrutura da ICDL Profile, as escolas podem escolher os módulos que ajudam a construir as habilidades de que os seus estudante mais precisam.

Por que as habilidades digitais são importantes?

Tanto em nossas vidas privadas, como em nossas vidas profissionais, a tecnologia já é indispensável. São poucos, ou nenhum, os empregos que não precisam de algum nível de uso do computador, e serviços governamentais e comerciais, como impostos, desemprego, seguro ou assistência médica, estão cada vez mais online.

Em resumo, ninguém pode estar sem habilidades digitais. Mas, assim como ninguém pode estar sem habilidades digitais, também não ninguém nasce com a capacidade de usar um computador. As competências digitais precisam de ser aprendidas. Os ‘nativos digitais’, nascidos com a habilidade de fazer qualquer coisa com um computador, não existem, são criados através da aprendizagem.

As habilidades digitais, desde a literacia digital básica do trabalho com arquivos e pastas, e o conhecimento online, até os tópicos mais avançados de codificação, o desenvolvimento da ‘literacia da informação’ e a compreensão de como permanecer seguro online, devem ser uma parte fundamental da educação de qualquer jovem. Estar equipado com as habilidades digitais certas significa estar equipado para o futuro do trabalho e da vida.

A certificação é importante?

Há muitas maneiras de aprender a usar um computador, mas pesquisas feitas por parceiros da ICDL mostram que comprovar as habilidades adquiridas com a certificação é fundamental para realmente equipar as pessoas com competências úteis.

Um estudo na Áustria comparou a percepção das pessoas sobre as suas habilidades digitais com a realidade, tal como demonstrado através de um teste. 94% dos participantes pensaram que as suas habilidades digitais eram “médias” a “muito boas”. Depois do teste, apenas 39% tiveram um bom resultado. Um estudo paralelo na Suíça descobriu que pessoas com certificação de habilidades digitais se saíram 24% melhor do que a média nos testes práticos de habilidades digitais. Estudos em outros lugares na Europa e fora dela mostraram resultados semelhantes.

Além de comprovar as habilidades adquiridas, a certificação também valida a qualidade do treinamento, mostrando que os estudantes realmente absorveram o que estudaram e proporcionando uma motivação para concluir o curso.

“Estou muito feliz por ser uma qualificação internacional porque quero poder estudar e trabalhar em vários países diferentes e a ICDL é conhecida em todos os lugares – é uma moeda comum”. 

Dalyn Capes, 16 anos, estudante, Zâmbia

“Acabou-se o tédio nas minhas aulas. Os estudantes gostam de ver os slides que preparo usando o PowerPoint e participam ativamente”.

– Majeda, professor do 8º ano, Jordânia

“Os estudantes que completam a ECDL nas suas escolas têm consideravelmente mais chances melhores de entrar na carreira.”

– Estudo do projecto realizado pelo Instituto de Pesquisa em Educação e Educação de Adultos em escolas secundárias e vocacionais na Alemanha

“A ECDL representa não apenas uma forma de todos elevarem o nível das suas habilidades, mas é também uma verdadeira oportunidade tanto para os estudantes quanto para os professores obterem uma certificação internacional das suas habilidades informáticas. Os estudantes que já obtiveram o certificado ECDL têm melhores oportunidades de emprego, pois este certificado dá ao empregador uma certa confiança no empregado”. 

– Professora Diana Nicoleta Chirila, Colégio Nacional Goga Octávio, Romênia