A ICDL Américas é uma organização internacional dedicada a elevar os padrões de competência digital dos trabalhadores, educação e sociedade. Nossos programas de certificação, entregues através de uma rede ativa em mais de 100 países, permitem a indivíduos e organizações avaliar, construir e certificar sua competência no uso de computadores e ferramentas digitais de acordo com o padrão ICDL reconhecido mundialmente.

Como uma empresa social sem fins lucrativos, a ICDL Foundation auxilia no apoio único de especialistas das sociedades nacionais de informática e parceiros em todo o mundo para desenvolver padrões independentes de fornecedores que definem as habilidades e conhecimentos necessários para utilizar a tecnologia digital de forma eficaz. Nós trabalhamos com parceiros de treinamento e educação, autoridades locais e regionais, governos nacionais, organizações internacionais de desenvolvimento, bem como empregadores dos setores público e privado em todos os setores, na entrega dos nossos programas.

A qualidade e reputação da ICDL é construída com base em mais de vinte anos de experiência na entrega de nossos programas de certificação para mais de 15 milhões de pessoas e em mais de 40 idiomas em todo o mundo, com mais de 2,5 milhões de testes ICDL realizados anualmente. O nosso sucesso é mantido pela nossa inovação contínua no desenvolvimento de programas de certificação, pelo nosso compromisso com metodologias rigorosas de concepção de testes e pela adesão consistente aos nossos padrões de garantia de qualidade.

A ICDL Foundation apóia as iniciativas dos Operadores Nacionais do programa na Europa e nos Estados Árabes a partir da nossa sede em Dublin, Irlanda e do nosso escritório da ICDL Europa em Bruxelas, Bélgica. Também estabelecemos três operações regionais – ICDL África (com sede em Ruanda), ICDL Ásia (com sede em Singapura) e ICDL Américas (com sede no Panamá). Todas as operações da ICDL Foundation trabalham em estreita colaboração com parceiros regionais, nacionais e locais para desenvolver a rede global de Centros Autorizados de Exames da ICDL.

Missão

A missão da ICDL Foundation é permitir o uso proficiente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que empoderam indivíduos, organizações e sociedade, através do desenvolvimento, promoção e entrega de programas de certificação de qualidade em todo o mundo.

Valores

Os valores da ICDL Foundation são:

Responsabilidade Social: como uma organização sem fins lucrativos, estamos empenhados em melhorar a proficiência digital dentro da sociedade. Os nossos programas de certificação são concebidos para serem acessíveis a todos os cidadãos, independentemente da idade, sexo, status, capacidade ou raça.
Independência do Fornecedor: os nossos programas de certificação dão aos candidatos a flexibilidade e liberdade para adquirir habilidades digitais e aplicá-las com confiança em qualquer ambiente de software que lhes possa ser exigido.
Qualidade: procuramos melhorias contínuas em tudo o que fazemos e garantimos que os nossos programas são implementados de acordo com padrões consistentes a nível internacional.
Padrões de qualidade
Os programas de certificação da ICDL Foundation são projetados, validados e aprovados por acadêmicos e especialistas da indústria de todo o mundo. Desenvolvemos continuamente a nossa gama de programas de certificação, alinhada com as necessidades do mercado e os avanços tecnológicos.

Garantia de qualidade mundial dos programas de certificação da ICDL Foundation
A ICDL Foundation define Padrões de Garantia de Qualidade, aos quais todos os Operadores Nacionais devem aderir na implementação e promoção dos nossos programas de certificação. Visitamos e auditamos regularmente os Operadores Nacionais dos nossos programas, e todos os Centros Autorizados de Exames dentro de um país são auditados regularmente pelo Operador Nacional. Estas auditorias garantem que a entrega de programas em todo o mundo é consistente com os nossos Padrões de Garantia de Qualidade e que a reputação internacional pela qualidade dos nossos programas é mantida.


Política de Qualidade

A ICDL Américas está comprometido com o desenvolvimento, promoção e entrega de programas de certificação de qualidade de forma a permitir o uso proficiente das TIC que capacita indivíduos, organizações e a sociedade em todo o mundo.

Para satisfazer as necessidades de todos os nossos clientes, a ICDL Foundation estabeleceu um Sistema de Gestão de Qualidade baseado na norma de qualidade internacionalmente reconhecida ISO 9001:2015.

A adesão a esta norma garante que os processos utilizados pela ICDL Foundation para desenvolver e apoiar os seus programas de certificação são eficazes, eficientes e sujeitos a uma avaliação e melhoria contínua.

A nossa história

1995 – A Força-Tarefa CEPIS cria o conceito ECDL

Em 1995, o Conselho das Sociedades Europeias de Informática Profissional (CEPIS) criou uma força-tarefa, apoiada pela Comissão Europeia através do programa de pesquisa ESPRIT, para examinar como aumentar os níveis de literacia digital em toda a Europa. O novo programa de certificação foi lançado como Certificado Europeu Competências Digitais (ECDL) na Suécia, em Agosto de 1996.

1997 – Criação da ICDL Foundation

A ECDL ganhou rapidamente aceitação a nível europeu, tendo sido identificada uma clara necessidade de estabelecer um organismo central de coordenação para garantir um padrão de implementação consistentemente elevado em todos os países europeus. Em 8 de janeiro de 1997, a ICDL Foundation, uma organização sem fins lucrativos, limitada por garantia e sem capital social, foi formalmente criada em Dublin, Irlanda.

1999 – Introdução da ICDL

À medida em que a ECDL foi ganhando destaque na Europa, o número de candidatos ultrapassou 1 milhão e continuou a aumentar. Este sucesso atraiu a atenção de países fora da Europa que começaram a se interessar fortemente pelo conceito. A ECDL foi posteriormente introduzida fora da Europa, onde a certificação ficou conhecida como ICDL (Certificado Internacional Competências Digitais).

As sociedades de informática e organizações internacionais na África e na América do Sul começaram a promover a ICDL, alcançando um marco importante em 1999, quando a UNESCO, através do seu escritório no Cairo, assinou um acordo com a ICDL Foundation para se tornar o operador nacional para vários Estados Árabes. Pouco tempo depois, a ICDL foi lançada nos mercados da América do Norte e da Ásia.

2003 – Introdução ICDL Avançado

A ICDL Foundation ampliou a sua gama de programas em 2003, com o lançamento da ICDL Avançado, um programa de certificação de alto nível concebido para aqueles que atingiram com sucesso os níveis de habilidades ICDL e desejam melhorar ainda mais a sua proficiência em informática.

Subsequently, additional programmes were launched. Some focused on entry-level skills, while others were more specialised such as web editing.

2009 – Mais de 9 milhões de candidatos

A ICDL Foundation é agora reconhecida como uma voz internacional crível e defensora das questões de literacia digital, e trabalha com outras organizações internacionais na promoção contínua da literacia digital como um contribuinte importante para uma maior coesão econômica e social. Em fevereiro de 2009, José Manuel Barroso, Presidente da Comissão Europeia, tornou-se o 9.000º candidato da ICDL numa cerimônia que destacou tanto o sucesso do programa ICDL como a necessidade de manter o investimento em habilidades digitais no topo das agendas políticas públicas de todos os Estados Membros da UE. 

2013 – Mais de 12 milhões de candidatos

A ICDL Foundation continua a trabalhar com seus Operadores Nacionais para ampliar o alcance de seus programas de certificação através de uma rede internacional de aproximadamente 24.000 Centros de Teste. 

2015 – Mais de 14 milhões de candidatos