Muitos trabalhos agora requerem o uso de tecnologia. Esta exigência continua crescendo, mesmo em setores considerados tradicionais ou não técnicos. As ferramentas online e os aplicativos móveis desempenham hoje uma enorme variedade de funções que antes eram baseadas em papel.

O local de trabalho é digital e, no ambiente competitivo atual, os empregadores valorizam muito as habilidades digitais. Ter a capacidade certificada para utilizar dispositivos e ferramentas de forma confiante e produtiva é uma forma eficaz dos trabalhadores se destacarem.

Os módulos na ICDL Trabalhadores

Projetado para construir as habilidades digitais críticas do local de trabalho moderno, a ICDL Trabalhadores é um programa por níveis que ajudará os funcionários com o uso eficaz da tecnologia.

Começa com os módulos de Habilidades Essenciais que são importantes para muitos outros programas da ICDL. Os módulos de Aplicativos de Escritório desenvolvem habilidades que são comumente usadas na vida profissional. Complementando estas habilidades estão os módulos Boas Práticas, que garantem o uso seguro, legal e produtivo da tecnologia no local de trabalho.

Os módulos na ICDL Trabalhadores são:

Aplicativos de Escritório

Documentos

Planilhas

Apresentação

Boas Práticas

Segurança informática

Colaboração

Proteção de dados

Data Protection

Literacia da Informação

… … num futuro próximo, 90% dos empregos – em carreiras como engenharia, contabilidade, enfermagem, medicina, arte, arquitetura e muitas outras – exigirão algum grau de habilidade digital.”

Andrus Ansip, Vice-Presidente da Comissão Europeia para o Mercado Único Digital, ‘Competências digitais, empregos e a necessidade de colocar mais europeus online

Melhoria da produtividade no local de trabalho

Está provado que as habilidades digitais aumentam a produtividade. Os trabalhadores perdem aproximadamente 2,5 horas da semana de trabalho lidando com problemas de TIC. Pesquisas em Singapura mostram que os trabalhadores poderiam poupar pelo menos 17% deste tempo perdido, seguindo formação estruturada e certificação com a ICDL.

Uma melhor compreensão de como usar software e ferramentas online leva ao aumento da confiança. As pessoas que alcançaram a certificação ICDL relatam que são mais autônomas porque não precisam procurar ajuda para resolver problemas simples. Isto as torna mais efetivas.

Trabalhadores competitivos

Capacitar pessoas com habilidades digitais importantes as torna mais empregáveis porque os empregadores sabem que os trabalhadores qualificados são mais produtivos. Uma certificação reconhecida internacionalmente é a forma ideal de demonstrar a aquisição destas habilidades essenciais e transferíveis.

Nossas pesquisas mostram que as pessoas tendem a superestimar suas habilidades. O relatório Percepção e Realidade dá exemplos de lacunas de habilidades digitais nos cinco países estudados (Europa e Ásia) e mostra que os detentores de um certificado de habilidades informáticas (ICDL) se saíram significativamente melhor do que a média.

Você sabia?

A ICDL é mapeado para o Quadro de Qualificação Profissional do DigComp (União Europeia), o Registo Nacional de Qualificações Profissionais (França), o Quadro Nacional de Qualificações (Inglaterra), e o Quadro de Qualificação de Habilidade dos Trabalhadores (Singapura).

ICDL Trabalhadores ao redor do mundo

França

ATFormation treina as equipas de Fac-similé Grand Sud (grupo CANON)

Homogeneizar os níveis de habilidade nas agências do grupo para permitir que todas as equipes operem com a mesma eficiência, nos mesmos processos, onde quer que estejam.

Ruanda

Estudantes universitários completam a certificação ICDL como parte da sua graduação.

Em 2019, 1.207 candidatos da Universidade de Turismo, Tecnologia e Estudos Empresariais (UTB) receberam os seus certificados ICDL

China

A ICDL faz parte da nova política de reforma do ensino profissional do Ministério da Educação.

A política ‘1+X’ encoraja os estudantes vocacionais a se formarem com uma ou mais certificações baseadas em aptidões profissionais, além de seu diploma.